Orientações da Terapia Energética Corporal
- Seu corpo é a melhor fonte de informação sobre seu funcionamento mental, emocional e instintivo. É importante aprender a "ouvi-lo". O corpo tem uma sabedoria de milhões de anos de evolução! Ele "sabe" muito mais da vida que sua mente!
- Seus bloqueios expressam paralisações do sentir ou do expressar. É importante que se volte para seu sentir e que tenha liberdade de expressar suas sensações e emoções.
- Permita-se ir além de seus limites habituais. Quando sentir impulso para expressar ou for sugerido que expresse algo, faça-o com todo empenho. Não se iniba!
- Confie em seu corpo. Perceba suas sensações físicas, entregue-se e permita-se deixar levar por elas. Seu corpo tem uma sabedoria que você desconhece.
- O que vem à sua consciência tem sempre a ver com o que está ocorrendo no corpo. Durante o trabalho corporal é importante que se mantenha focado nas sensações corporais e que comunique o que vier à consciência, seja na forma de idéias, crenças, imagens, lembranças, sensações, emoções ou impulsos.
- Habitue-se a checar suas idéias, emoções e impulsos com suas sensações corporais. Quando seu comportamento não está coerente com suas sensações ou sente apenas um vazio, questione-se, pois o mesmo pode decorrer de crenças infantis e não de sua verdade mais profunda.
- A dor emocional e o prazer fazem parte da vida. Não é possível estar livre para o prazer e bloquear a dor, pois ambas são sensações vitais profundas. Quando se bloqueia a dor paralisa-se também o prazer!
A dor e o prazer também são caminhos para o contato com seu EU!
- A dor é uma emoção, quando você a expressa, ela se vai deixando um grande alívio. A paralisação da dor gera sempre alguma forma de sofrimento que se manifestará por longo tempo. Permita-se sentir e expressar sua dor emocional que ela se transforma, ajudando-o a crescer!
- Sua evolução é o melhor antídoto contra a dor emocional. O sofrimento existe porque sua evolução paralisou-se. A paralisação está ligada aos nossos apegos.
- Não é o apego a bens materiais, conforto, sucesso, etc. que limitam sua evolução mas o apego a crenças, auto-imagens, comportamentos e emoções infantis que a limita. Permita-se questionar sua visão de mundo.
|
No coração do homem espera o despertar a criança do futuro!
Dr. Dimas Callegari