Psicoterapia Individual

O atendimento individual é efetuado pela técnica da “Terapia Energética Corporal”. Em primeiro lugar, o ser humano é um organismo vivo que apresenta uma pulsação energética, responsável por sua vitalidade. A forma do corpo, sua rigidez e tensões, seus movimentos expressivos, sua forma de sentir e expressar sentimentos e emoções mostram sua história e os limites ao seu desenvolvimento. O trabalho corporal busca a flexibilização e a livre circulação da energia vital.

A organização final da consciência espelha o funcionamento geral da sua personalidade. O homem é um ser conceitual e consensual. Suas vivências necessitam ser nomeadas, compreendidas, comunicadas e entendidas por outros seres humanos. A incapacidade de conceituar, comunicar ou de fazer parte de um consenso leva a estados confusionais ou angustiosos que o afastam de sua identidade primária, seu verdadeiro Eu. A consciência é um processo contínuo, impulsionado pelas energias da alma e do espírito. A estagnação da consciência, que acompanha o esforço para ser algo que na realidade não é e o afastamento em relação ao seu verdadeiro Eu são as causas primárias de todas as dores e sintomas.

O Ser Humano é ainda uma personalidade que passa por um processo evolutivo do nascimento até a morte. Nesse desenvolvimento a identidade passa pelas fases infantil, adolescente, adulta e madura. Os momentos de passagem de uma fase a outra é marcada por crises de identidade. A Terapia Energética Corporal busca estimular o desenvolvimento específico de cada fase e ajudar a elaboração dos momentos de crise. A fixação num dado momento evolutivo aponta para dificuldades não elaboradas. Elas se associam a limitações internas ligadas às capacidades de perceber, sentir, expressar, pensar e agir.

A Terapia Energética Corporal conta com recursos técnicos para liberar o corpo e integrar a consciência, restaurando a unidade e o bem-estar do organismo. Os sintomas indicam sempre a perda do contato com o seu verdadeiro Ser. O objetivo terapêutico não é o sintoma, mas a busca da verdadeira identidade.

Terapia de Casal

A força amorosa é a energia que estabelece o vínculo entre os seres vivos. O vínculo é o que nos une, é algo ligado à alma! É o amor que nos vincula ao sexo oposto, a partir do qual constituímos o casal e a família. É através do vínculo que organizamos progressivamente nossa identidade e expressamos o amor.

A relação amorosa do casal ocorre de uma forma adulta quando o homem se mantém sendo homem e a mulher sendo mulher. O homem adulto identifica-se com a figura paterna e com a energia masculina. Reconhece a singularidade de ser homem, sua incompletude e o anseio de completar-se na fusão com a energia feminina. A mulher adulta identifica-se com a mãe e com a energia feminina. Reconhece sua singularidade como mulher, sua incompletude e o anseio de completar-se na fusão amorosa com o homem.

Muitas vezes o homem é solicitado a ser pai ou criança e a mulher a ser mãe ou criança na relação de casal, o que desequilibra a relação adulta e impossibilita uma troca amorosa equilibrada. A relação amorosa adulta necessita do equilíbrio entre o dar e o receber. Quando o vínculo é baseado em papéis infantis o desequilíbrio instala-se e a relação tende a ser insatisfatória e a se agravar com a vinda dos filhos. O fluxo amoroso pode estar limitado pela incapacidade de dar ou de receber de qualquer dos dois participantes.

 

Existimos numa contínua pulsação entre a Individualidade e a relação. A possibilidade de retomar a individualidade é essencial para que a entrega à relação possa ocorrer. O respeito mútuo e a admiração à individualidade do parceiro(a) é fundamental.

 

Existimos a maior parte do tempo em nossa identidade superficial. O casal necessita ir além da máscara superficial e relacionar-se com intimidade emocional e cumplicidade recíproca. É fundamental que a comunicação possa se dar num nível mais profundo!

A relação é o lugar natural do crescimento e também o lugar onde nossos problemas pessoais se tornam mais evidentes. É importante o comprometimento com a busca da verdade interior para que a relação possa se tornar prazerosa e duradoura.

A terapia de casal busca a retomada de uma comunicação íntima, cúmplice e respeitosa à individualidade de cada um. Busca o comprometimento com a verdade interior e a reavaliação dos papéis que cada um representa na relação.

Workshop Terapêutico

É realizado esporadicamente com grupos formados por alunos, clientes e pessoas interessadas. Ocorrem no consultório ou nas localidades onde ministra cursos de Terapia Energética Corporal. Além do objetivo terapêutico, essa atividade clínica tem por meta a demonstração prática e a difusão de técnicas terapêuticas corporais, de casal e de família que Dr. Dimas utiliza em sua prática clínica. Normalmente o workshop é a forma de introdução de seus trabalhos em novas localidades onde é solicitado a ministrar seus cursos. Por esta razão suas datas e locais encontram-se junto com palestras agendadas.

Supervisão

É realizada em grupos ou individualmente junto a alunos que, após o término do curso básico, interessam-se pela continuidade da formação através do curso avançado. A prática da supervisão é realizada de duas formas: através do estudo e orientação específica de casos ou através de processo grupal de supervisão, onde as questões trazidas pelo supervisionando são trabalhadas terapeuticamente no grupo como um todo.

 

Dimas Callegari